DETECTANDO À GRAVIDEZ
- Inseminação Caseira
- 25 de jul. de 2017
- 4 min de leitura
COMO SABER SE ESTOU GRÁVIDA:
Lembre-se que a melhor forma de saber se você está grávida não é analisando os sintomas e sim confirmando com testes de farmácia, urina ou sangue.

Os principais sintomas da gravidez são: Atraso menstrual, cólicas abdominais, dor nas mamas, náuseas e vômitos.
Estes sintomas coincidem com os primeiros sinais de gravidez. A mulher consegue saber se está grávida sozinha somente por meios dos sintomas, mas também é preciso aplicar estratégias que comprovem a existência ou não de gravidez.
Confira todos os 20 sintomas da gravidez
Atraso na menstruação
Sangramento vaginal
Cólicas abdominais
Náuseas
Vômito
Cansaço
Aumento dos seios
Dor nos seios
Mudanças de humor
Sensibilidade a cheiros
Constipação intestinal
Sonolência
Inchaço
Vontade frequente de urinar
Aréolas dos seios mais escuras
Corrimento rosa
Dor abdominal
Eliminação de gases
Tontura
Alteração do olfato e paladar.
Se você sentir algum destes sintomas logo após a relação sexual (dentro de alguns dias ou até uma semana) é muito provável que não seja exatamente uma gravidez. Afinal, os sintomas de verdade só se iniciam a partir da segunda semana após a fecundação gerada pela relação desprotegida.
Além disso outras situações podem provocar sintomas parecidos como por exemplo a própria vinda da menstruação ou meses após a pausa com pílula anticoncepcional, leve isso em consideração.
PRIMEIRAS SEMANAS
As primeiras semanas de gravidez são quase isentas de sintomas, o único que aparece se a mulher estiver dentro do seu período de menstruação é o atraso. Algumas vezes alguns sangramentos vaginais diferentes que podem ser confundidos com a eliminação do óvulo. Nos primeiros dias então, não é possível sentir nada a não ser a questão psicológica, que as vezes pode “simular” alguns sintomas que na verdade não estão sendo desencadeados pelo organismo. É o mesmo principio da gravidez psicológica.
O zigoto só começa a se formar a partir da 3° ou quarta semana, o que significa que os sintomas verdadeiros de gravidez serão sentidos somente no primeiro mês de gestação. Que é quando iniciará a formação do feto. Antes disso, a mulher ainda não está dentro de uma gravidez o espermatozoide está fecundando.
Por tanto, se você teve uma relação sexual desprotegida de qualquer método contraceptivo demorará mais ou menos um mês após a relação para que se manifeste algum sintoma visível e o atraso na menstruação pode ou não ser um primeiro sinal.
PRIMEIRO MÊS – INICIO DA GRAVIDEZ
A partir daqui, da 4° semana é que sintomas iniciarão com mais força, corresponde a aproximadamente duas semanas após a relação sexual que deu origem a fecundação do óvulo e é aqui a primeira semana de gravidez de verdade, o embrião deve ter 0,2 mm de diâmetro tão pequeno que não é possível vê-lo nem no ultrassom.
É a partir da segunda semana após a relação sexual que o corpo começa a produzir o hormônio da gravidez, o HCG. É este hormônio que irá manter a gestação nos primeiros meses, o desequilíbrio hormonal iniciará os principais sintomas da gravidez. Os primeiros meses são os mais sintomáticos e difíceis para a mulher.
Neste momento o atraso menstrual (o primeiro sintoma da gravidez) pode passar despercebido. Afinal, mulheres tem ciclos irregulares e nem todas acompanham as datas corretas, sem contar que o sangramento do útero pode ser interpretado como uma menstruação.
O segunda sintoma é a sensibilidade nas mamas causado pelo inchaço de sangue nas regiões e também a maior sensibilidade olfativa que poderá dar brecha para casos de enjoo e vômitos.
Os testes de gravidez de farmácia, sangue e urina conseguem detectar a gravidez neste momento.
SEGUNDO MÊS (5° SEMANA)
[endif]
Aqui aparece a sensibilidade das mamas, sensação de constipação, o mamilo e lábios vaginais começam a escurecer. Há possibilidade de sensação de cansaço, vontade de urinar constante, alteração de humor, dor de cabeça, salivação, aumento de gases e sonolência excessiva. Isso deve se estender até a 6ª semana.
Esta é equivalente a segunda semana de gravidez de fato (da gestação). O hormonio HCG passa a dobrar em quantidades assim como os hormônios femininos estrogênio e progesterona.
No segundo mês o cansaço e vontade de urinar começa a ser constante. As náuseas podem continuar e começa-se a sentir os desejos por alimentos diferentes e até mesmos que antes lhe causavam repulsa. AS variações de humor são mais constantes devido ao ciclo hormonal cheio de picos. É difícil que mulheres não tenham nenhum sintoma até o segundo mês de gravidez e geralmente aquelas que iniciam a sentir sinais mais tardios tem os sintomas mais intensos durante o fim do segundo mês e inicio do terceiro.
TERCEIRO MÊS (8ª A 12ª SEMANA)
A partir daqui a mulher deixa de estar no inicio da gravidez e já se sente plenamente grávida. Os sintomas aqui começam a ficar mais amenos e alguns devem estar já mais adaptados a rotina da mulher como a intensa vontade de urinar. O sono intenso deve começar a se esvair aos poucos e permitir que a mulher retome uma vida mais ativa novamente.
Aqui também é possível aparecimento de corrimento vaginal de coloração clara que é completamente normal e não deve ser motivo para preocupação.
Comments